Deixe seu escritório contábil preparado para a LGPD
- André Prado
- 9 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de fev.
Advinda da preocupação atual de manter informações pessoais em sigilo, no final de 2020 a LGPD se tornou legalmente aplicável no Brasil. Aprenda mais sobre o impacto da Lei nos escritórios de contabilidade.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) surgiu da urgência de proteger o principal tesouro dos seus cientes: as informações pessoais.
Como nome, endereço, data de nascimento, origem racial, opinião política, dados genéticos, e com os recentes avanços tecnológicos, os emails, endereços de IP, dados de localização, identificadores de cookies, etc.
Dessa forma, todas as empresas que coletam, armazenam e processam dados, seja na forma física ou digital, precisam se adequar à legislação. Compreendendo os grandes impactos da LGPD na sua operação e adequando suas operações na finalidade de aumentar a privacidade destes dados.
Como a LGPD impacta sua empresa contábil?
O contador precisa estar constantemente munido de informações que contribuam de forma direta a tomada de decisão do gestor. E a adequação à LGPD precisa colocar em prática algumas medidas:
Transparecendo o consentimento e no recolhimento e uso de dados;
Criando um comitê específico de segurança da informação;
Definindo técnicas de segurança administrativas e de operação ampla.
Segundo estimativas da empresa de pesquisa e consultoria Gartner, o investimento global em segurança da informação deverá crescer 8,7%.
Portanto, a importância do pleno cumprimento da LGPD na captação de novos clientes, é decisiva nas futuras interações e futuras atividades no mercado.
Esteja preparado com nosso software!
Com a Lei, os escritórios têm um grande desafio e também uma grande oportunidade.
Ao investir na segurança de dados pessoais através de uma eficaz plataforma contábil, além da boa gestão dos tributos e do financeiro, o escritório contábil pode colocar literalmente “a casa em ordem”. E um bom software de gestão em nuvem vai dar a segurança que o contador precisa.
A Forbes divulgou em 2019 que 83% dos ambientes de trabalho ficarão na nuvem.
Portanto, adequar seu escritório acerca dessa tecnologia e a LGPD, facilitando com que os dados possam ser acessados a qualquer momento e em qualquer lugar, é um passo decisivo na garantia da segurança dos dados e da produtividade do seu time contábil.
Comments