Miopia e astigmatismo: Quais as diferenças e semelhanças?
- André Prado
- 4 de abr. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 4 de fev.
Apesar dos sintomas serem parecidos, as duas condições têm diferenças claras. Conheça mais sobre suas características e quando procurar um médico especialista.

Problemas de visão são extremamente comuns, como a miopia e o astigmatismo, mas mesmo assim a maioria das pessoas não sabem identificar os seus sintomas.
Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 20% das crianças em idade escolar apresentam algum tipo de doença visual, seja miopia ou astigmatismo.
Vamos lá?
O que é miopia e astigmatismo?
A miopia e o astigmatismo são os chamados “erros de refração”, isto é, o que acontece quando a luz não incide no local adequado para formar a visão.
Erros de refração do olho são vistos em 20% das crianças, com tendência familiar ou genética. As condições podem ocorrer juntos ou isoladamente, tornando a visão embaçada, seja de perto ou de longe, ou ambas as distâncias.
Contudo, é bom esclarecer alguns pontos:
Apesar de o astigmatismo ter problemas com outros problemas de refração, não significa que as pessoas que possuem miopia irão desenvolver astigmatismo e vice-versa.
Assim como é comum que o portador de miopia tenha astigmatismo também, é comum também os casos em que a pessoa só possua um dos diagnósticos.
Diferenças e semelhanças entre miopia e astigmatismo
Em uma pessoa com visão normal, os raios de luz passam normalmente pela córnea até a retina, e chegando lá, os raios transformam-se em um mesmo ponto para formar a imagem com nitidez.
A miopia e o astigmatismo acontece quando esse processo não acontece da mesma maneira, distorcendo a imagem para perto ou para longe.
Resumindo:
Pessoas com miopia têm dificuldade de enxergar o que está longe.
Quem sofre de astigmatismo têm a visão borrada tanto de longe quanto de perto.
Quais são os sintomas da miopia?
Os pacientes com miopia, geralmente têm os olhos mais longos que o normal (comprimento axial do olho). Sua córnea ou o cristalino, desviam demais a luz.
Isso faz com que a imagem se forme na frente da retina em vez de diretamente sobre ela. Tornando a visão turva e desfocada para objetos à longa distância, enquanto os objetos vistos de perto sejam vistos com mais clareza.
Em geral, os sintomas de miopia são:
Dificuldade para enxergar objetos distantes ou em movimento.
Apertar os olhos para tentar enxergar pessoas e objetos com nitidez.
Cansaço visual.
Fortes dores de cabeça.
Quais são os sintomas do astigmatismo?
O normal seria se houvesse apenas um ponto de foco na retina, mas quem sofre de astigmatismo apresenta uma córnea com forma irregular, oval, como se fosse uma bola de futebol americano.
Devido a isso, a luz é desviada, tornando a imagem distorcida e embaçada em todas as direções. O que faz com que os portadores dessa condição tenham dificuldades em enxergar objetos em qualquer distância.
Em geral, os sintomas do astigmatismo são:
Olhos secos.
Dificuldade para enxergar de perto, por exemplo, ler um livro.
Dificuldade para enxergar de longe, por exemplo, ler as placas na estrada.
Hiper sensibilidade à luz (fotofobia), especialmente durante a noite.
Vertigem e enxaqueca em ambientes bastante iluminados.
Como a miopia, quem sofre de astigmatismo também apresenta sintomas semelhantes, como o cansaço visual, as fortes dores de cabeça e cansaço ocular.
Diagnóstico da miopia e astigmatismo
Para ter um diagnóstico preciso, os exames oftalmológicos consistem em:
Avaliação da acuidade visual do paciente (lembra aquele teste que você deve ler as letras ou números da tabela a uma determinada distância?).
Uso de instrumentos como o refrator, para avaliar a quantidade e o tipo de erro refrativo, ou seja, se o paciente tem miopia, astigmatismo ou outra condição ocular.
Por meio desse exame de refração, o oftalmologista consegue definir o quadro de miopia ou astigmatismo em três diferentes níveis que resumidamente são:
MIOPIA
Leve: -0,25 graus a -3 graus.
Moderada: -3,25 graus a -6 graus
Grave ou alta: maior que -6 graus.
ASTIGMATISMO
Grau esférico: indica miopia ou hipermetropia. Se o sinal antes do número for negativo, você tem miopia. Mas se o sinal for positivo, você tem hipermetropia.
Grau cilíndrico: caso esteja preenchido, indica que você tem astigmatismo.
Eixo: indica a posição do astigmatismo em sua visão e varia de 0 a 180 graus.
Tratamento de miopia e astigmatismo
Infelizmente muitas pessoas entendem as limitações visuais como normais, mas enxergar bem é qualidade de vida e isso deve ser levado a sério. E quanto antes o diagnóstico for realizado, melhor será o prognóstico.
O exame oftalmológico não é invasivo e nem causa dor.
A correção da miopia e do astigmatismo pode ser realizada através do uso de óculos, de lentes de contato, ou pela cirurgia refrativa após avaliação do oftalmologista.
Então, caso você ou o seu filho tenha algum desses sintomas abordados no texto, é altamente recomendado que você procure um profissional gabaritado, além de visitar seu oftalmologista regularmente para a melhor saúde ocular e o diagnóstico precoce.
Comments